A Copa Libertadores da América de Futebol é considerada como a maior e mais importante competição continental de futebol da América do Sul. É disputada anualmente desde 1960 pela CONMEBOL, a confederação de futebol dos países sul-americanos. O torneio é realizado no formato de mata-mata, entre dezenas de clubes de todo o continente, e seu grande vencedor se torna o grande campeão libertadores da América.
A primeira edição da Copa Libertadores foi ganha pela equipe uruguaia de Penarol, que, ao triunfar nos pênaltis, sobre a equipe argentina de Ferro Carril Oeste, também se tornou a primeira equipe a conquistar a América do Sul.Desde então, a Copa Libertadores tem recebido milhões de espectadores tanto no continente quanto ao redor do mundo.
Por todos esses anos de existência, muitas grandes equipes conquistaram o troféu, algumas delas seguindo em ritmo de conquista recorde: O consagrado time brasileiro São Paulo quebrou recordes ao se tornar o primeiro time a conquistar 3 Libertadores.Embora as finais sejam consideradas os jogos mais importantes, toda a competição recebe grande atenção de todos os continentes.
Na fase de grupos, que é a primeira do torneio, os times jogam entre si ao longo de mais de seis meses, e as partidas acontecem em diversos países.
Por todos esses anos, a dignidade da Copa Libertadores tem passado a todos os frontes. Seja na busca pela qualidade dos jogos, pela segurança, promoção nas redes sociais e principalmente na melhora hegemonia da CONMEBOL e seus times nos jogos internacionais, a Copa Libertadores cada vez ganha mais respeito de todos os continentes.
Por tudo isso, a Copa Libertadores da América já é dona de uma história inigualável no futebol mundial. Ano após ano vemos grandes equipes disputarem com fervor este troféu mais importante da América do Sul. Então insista para o próximo ano e venha ver o que a Copa Libertadores de Futebol tem a oferecer.
Veja aqui a lista dos Campeões de cada ano da Copa Libertadores da América.
Em primeiro lugar com 07 conquistas aparece o Independiente da Argentina (considerado o Rey de Copas).
Na segunda colocação do rancking está o Boca Juniors, com 05 títulos;
E na terceira colocação aparecem os Times: Penãrol, Nacional, River Plater e Santos, esses com quatro triunfos cada.
Na quarta posição aparecem outros seis Times com três conquistas: Olympia, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Estudiantes e Grêmio.
Com duas conquistas da Libertadores aparecem na quinta colocação três Times: Cruzeiro, Internacional e Atlético Nacional.
E por fim com uma conquista temos dez Times que completam a lista de conquista da Libertadores, com uma cada: Racing, Argentino Juniors, Colo Colo, Velez Sarfsfield, Vasco da Gama, Once Caldas, LDU, Corinthians, Atlético Mineiro e São Loreço.
A Conmebol Libertadores da América é um grande sucesso na definição dos classificados e no equilíbrio das partidas. No ano passado, o título foi para o Flamengo, que conseguiu derrotar o Athletico Paranaense em uma disputa emocionante e foi sua terceira conquista dessa competição.
As partidas mostraram a importância de tais eventos para os fãs desportivos e essa edição da Libertadores deixou a todos os torcedores satisfeitos com o futuro do futebol sul-americano. Agora em uma competição tão disputada ,com os principais times da América, é certeza de espetaculos e de fortes emoções.
E a perguta é: quem deixara o nome na história da Copa Libertadores esse ano?